Fiz um post sobre esse livro, onde coloquei algum dos principais insights que tirei dele. Não chega nem perto do valor que o livro tem para agregar, o primeiro tópico já reflete o motivo.
1- A educação pode transformar sua saúde mental
Conhecer seus problemas, saber como funciona a mente, e ter consciência sobre suas emoções é uma das melhores formas de melhorar sua saúde mental. E quanto mais trabalhamos
nessa autoconsciência, mais aptos ficamos para enfrentar os desafios quando se apresentam.
2- Muitas vezes o que funciona melhor a longo prazo leva tempo.
Portanto, você tem que ter paciência começando com mudanças pequenas.
Mudanças significativas precisam de ações sustentáveis a longo prazo, ou seja, consistência. São as pequenas vitórias que vão te ajudar nisso.
3- Foque no básico
- Exercícios físicos aumentam a circulação de dopamina e os receptores e segundo pesquisas até mesmo pequenas doses é melhor do que não fazer nada.
- Uma pessoa com sono desregulado é sujeita a várias doenças físicas e mentais.
- Alimentação: o modo como você se alimenta influi no modo como se sente.
- Rotina: previsibilidade e repetição traz sensação de segurança (ciclo circadiano).
- Boas relações são uma das principais chaves para a longevidade.
4- Pensamentos e emoções não são fatos
A emoção é uma tentativa do cérebro de dar sentido ao mundo, mas elas não são fatos.
Atenção é poder, a força dos pensamentos são proporcionais ao grau de importância e veracidade que nós damos a eles. Aprender a dirigir a atenção é uma das melhores habilidades que podemos ter, assim como se afastar e manter uma postura investigativa sobre o que de fato é verídico.
5- Não há habilidade psicológica capaz de reverter o impacto de um sono de má qualidade e a falta de atividade física
6- Não dispor de habilidades para lidar com a crítica custa caro
Podemos cair em uma compulsão por agradar. A crítica deve ser vista como ela é, uma opinião baseada nas experiências de mundo e regras de alguém e não um fato concreto. Se cada um tem sua própria visão construída pela sua forma subjetiva de ver o mundo, é impossível agradar todo mundo.
7- Defina seus valores
Quando você define seus valores e o que é importante para você, você consegue limitar todos os outros caminhos e se mover em direção ao que faz sentido, assim você tem mais resiliência e propósito ao lidar com as resistências que vão aparecer.
Esse é um dos livros que servem como um manual de práticas que temos que aplicar. Essa é uma pequena parte do que o livro oferece. Se quiser adquirir esse livro é só clicar nesse link