Toda ideia nova é apenas um mashup de uma ou mais ideias anteriores
Todo trabalho criativo ou todo conhecimento é construído sobre o que veio antes, nada é totalmente original.
- “Não há nada de novo debaixo do sol” (Eclesiastes 1:9)
Se estivermos livres do fardo de ser completamente originais, podemos parar de tentar construir algo do nada e abraçar a influência ao invés de fugirmos dela, ou seja, aprender com outras pessoas.
Já ouviu aquela frase de que “Você é a média dos seus 5 melhores amigos”, ou seja, sua renda, forma de pensar, serão todos muito parecidos.
E é uma verdade, o ambiente e a cultura te moldam o tempo todo. Quando você difere, o ambiente mesmo te expulsa dele.
Na internet, isso significa seguir as melhores pessoas – aquelas muito mais espertas e melhores que você, as pessoas que estão fazendo trabalhos que te ensinem algo.
Não se preocupe em se sentir um impostor, todos aprendemos com quem veio antes.
Em torno de 1665, estava acontecendo a peste negra lá na Inglaterra, e as faculdades tiveram que ser fechadas e as pessoas ficarem em casa. Uma dessas pessoas era Isaac Newton. Por ficar em casa, que viria a ser 2 anos, ele decidiu estudar tudo que dava sobre matemática e física.
Ele acabou desenvolvendo conceitos, como a integral e outros conceitos matemáticos, que usamos até hoje. Foi por isso que logo após também foi desenvolvido o código binário. Esse foi crucial para o desenvolvimento de computadores e o desenvolvimento de computadores foi fundamental para nascer a internet e este artigo só está sendo lido, porque a internet existe.
Então, se você parar pra pensar, toda uma série de acontecimentos anteriores e ensinamentos, foram necessários para isso acontecer. Nós aprendemos com quem veio antes, o conhecimento é uma construção, ninguém é dono de nada.
Comece modelando
Ninguém nasce com um estilo ou uma voz. Não saímos sabendo quem somos. Você já viu algum bebê fisiculturista?
Nós aprendemos copiando e modelando pessoas que consideramos referências. Aprendemos a escrever copiando o alfabeto. Cantores começam cantando covers.
No início temos que modelar outras pessoas que já fizeram coisas que queremos fazer, e depois que fazemos nós otimizamos e criamos da nossa maneira. É em nossa falha em copiarmos 100% de algo que descobrimos onde está o que é nosso.
Escrever uma página por dia não parece muito, mas faça isso por 365 dias e você terá o bastante para preencher um romance. Uma reunião para aprensetar ideias a um cliente bem sucedida é uma pequena vitória, mas algumas dúzias podem te trazer uma promoção.
A escolha mais importante é o que deixar de fora
Nessa era de abundância de informações e possibilidades infinitas, aqueles que estarão a frente são aqueles que souberem o que deixar de fora, para assim poderem se concentrar no que é realmente importante.
Nada é mais paralisante do que a ideia de possibilidades infinitas.
Já pensou se você vai no supermercado e não escolhesse pela marca? Toda vez tivessem marcas novas com modelos diferentes? Seu processo de decisão ficaria muito complexo.
- A ideia de que você pode fazer qualquer coisa é apavorante
Por isso a verdadeira liberdade, ela pressupõe a imposição de limites. Parece contraditório, mas os limites que nos garantem liberdade.
Se eu te falo: pense em alguma coisa..
Você fica meio perdido. Agora se eu te falo, pense em um elefante cinza sentado no chão. Você consegue imaginar. Por isso defina e especifique as coisas que procura.
Escolha com sabedoria