Esqueça as fórmulas prontas: o que realmente é ser feliz

A busca de uma vida

Quando eu era pequeno minha definição de felicidade era um dia poder pegar uma barra de chocolate e comer ela inteira de uma só vez.. ou então quando crescesse e morasse sozinho, poder comer hamburger todos os dias..

E é engraçado, por que essa semana me perguntaram, o que é ser feliz?

A medida que vamos crescendo e ficando mais velho, vamos transferindo e mudando o conceito do que é ser feliz…

Quando eu entrar pra faculdade e fazer o que gosto, serei feliz. Quando você termina, diz que só será feliz assim que entrar no mercado de trabalho e exercer sua profissão. E então percebe que só será feliz quando tiver uma família e se aposentar, pois quando se aposentar irá viajar.

Percebe que, estamos sempre nos afastando e a felicidade nunca chega? Porque estamos o tempo todo colocando o sentido fora das coisas, em momentos que nem sabemos que vão chegar, portanto esse não pode ser o caminho para felicidade.

Quando procuramos ela fora nunca vamos encontrar. Aquilo que está fora, nem sempre podemos obter, é raro e escasso, por isso devemos procurá-la nas coisas simples.

O caminho

Se a felicidade não está no futuro e não está fora, ela só pode estar dentro e em nossas ações diárias. Ela deve estar onde colocamos.

Não há fórmulas prontas, o que funcionou para alguém em Massachusetts, não necessariamente vai funcionar para você. E isso é o que torna a vida bela.

Haverá pessoas que gostam de banho quente, e haverá pessoas que gostam de banho gelado.

Haverá quem gosta de pescar e haverá quem gosta de viajar.

Não tente convencer ninguém daquilo que você considera algo que te completa.

Esse é o respeito pela vida feliz do outro que não é equivalente a sua. E o problema muitas vezes é que não buscamos viver aquilo que nos faz feliz, mas acabamos queremos impor aquilo que consideramos bom como regra, fazer a sua alegria a alegria do mundo.

Não tente espalhar ela fora, não tente a procurar fora, a felicidade só pode ser encontrada dentro e em um caminho único, sem fórmulas prontas.

O que nos faz bem

Para mim uma das definições mais belas é a proposta por Aristóteles, que se dá através de nossas ações, no exercício da virtude.

Ou seja, somos felizes na medida que agimos bem, na medida com que agimos buscando nossa melhor versão em cada ato, independente se é desconfortável ou difícil, se é cômodo ou não.

A verdadeira felicidade exige sacríficio, ou seja, muitas vezes fazer coisas que não gostamos, essa é a forma de sermos mais virtuosos e não mais escravos de nossas vontades.

Feliz então é aquele que busca se tornar sua melhor versão, portanto é de dentro pra fora. É o caminho para a bondade.

Você é mais feliz, na medida que desfruta dos momentos que vive.

Você é mais feliz, na medida que vive a vida onde ela está

Você é mais feliz, na medida que busca exercer as virtudes.

Meditação da semana:

“O descobrimento não consiste em ver novas paisagens mas sim em ter novos olhos para as experiências que a vida lhe proporciona”

Tópicos

Receba a Newsletter no seu email

Compartilhe esse post

Veja outros artigos

Black and Gold Geometric Facebook Profile Picture (512 x 512 px) (1280 x 1920 px) (1)
Empreendedor & Podcaster

Sempre fui atraído por buscar respostas das coisas do mundo e encontrei na internet uma forma de compartilhar essa busca.

Por aqui tento sistematizar e transformar conhecimento e aprendizado por meio das palavras. E principalmente em como aplicar na prática.

plugins premium WordPress